top of page

As ferramentas da qualidade

  • Foto do escritor: Monique Borges
    Monique Borges
  • 12 de jul. de 2023
  • 3 min de leitura

A evolução dos sistemas de produção e globalização são alguns dos fatores que tornaram a qualidade no desenvolvimento de um produto ou aplicação de um serviço como ponto central para que uma empresa possa continuar a atrair clientes e assim se manter no mercado.



ree


Mas o que é qualidade?


Quando falamos de um produto, a qualidade está relacionada a fatores como estética, confiabilidade, usabilidade, durabilidade, performance, ou seja, são pontos relacionados ao desempenho do produto durante o uso, saber se esse atende ao que foi proposto.


Por sua vez quando analisamos a qualidade no setor de serviço, apesar de ter fatores subjetivos envolvidos alguns pontos podem ser incluídos para nortear se há qualidade no setor tais como: confiabilidade, comunicação, cortesia, compreensão da demanda do cliente, credibilidade e rapidez na resposta.


Nesse cenário, as ferramentas da qualidade (Estratificação, Folha de verificação, Gráfico de Pareto, Diagrama de causa-e-efeito, Gráfico de Dispersão ou correlação, Gráfico/Carta de Controle e Histograma) são utilizadas para gerenciar as características dos produtos, apresentar incoerências, auxiliar na tomada de decisão, portanto é um meio de diminuir os desperdícios, perdas de clientes, melhorar a qualidade e assim tornar a empresa mais competitiva.


As ferramentas da qualidade


Folha de Verificação: É utilizada para identificar problemas dentro de um processo, para tanto é necessário realizar a coleta, o registro e por fim a análise desse dados para que assim possa construir uma planilha ou planilhas, a depender da necessidade, para avaliar os dados.


Nessa planilha, além de outros pontos pode ser colocado a data, local da coleta e o responsável pela análise. É esperado como resultado encontrar os defeitos, identificar os problemas . Desse modo é possível afirmar que essa ferramenta possibilita a coleta, organização de dados, os quais serão convertidos em informações, em um certo período.



Estratificação: A utilização dessa ferramenta consiste na coleta de dados para que assim possa dividi-los em subgrupos. Como na anterior essa coleta possibilita verificar as causas centrais de um problema. Essa ferramenta pode ser usada em conjunto com histograma e o diagrama de dispersão



Gráfico de Pareto: A utilização do gráfico de Pareto permite organizar os problemas com base na prioridade, para tanto precisa identificar o problema, especificar o que quer ser verificado, organizar uma folha de verificação com as categorias, preencher as folha e realizar o calculo das frequências e assim será definido, quais os principais problemas, ou seja quais os problemas geram a maioria dos impactos, pois segundo a ferramenta 20% dos efeitos gera 80% do impacto.



Diagrama de causa e efeito: Conhecido também como espinha de peixe, é um ferramenta a qual permite, através da priorização de um problema, ou seja é um mecanismo que permite apresentar a relação entre causa e efeito de um dado problema. Ao final é possível verificar quais dos fatores apresentados potencializa mais o problema e desse modo é possível desenvolver soluções.



Diagrama de dispersão: Com o auxilio dessa ferramenta é possível verificar, através de uma representação gráfica, a relação entre duas variáveis e assim demostrar os dados quantitativos dessa relação. Geralmente há uma variável que é independente, que é causa , e a outra dependente, o efeito. Então essa analise é realizada para validar ou não se essas variáveis tem um impacto real na variável dependente. Como resultado pode ratificar essa dependência ou ainda, apresentar uma possível terceira variável como causa.


Histograma: Também denominado Diagrama de Dispersão de Frequências é uma representação gráfica em colunas, a qual permite avaliar a distribuição de dados. Nele é possível visualizar a distribuição desse dados e assim é possível fazer comparações, verificar o que está conforme e desse modo essa ferramenta auxilia no processo da tomada de decisão.



Gráfico de controle: É uma ferramenta usada para verificar a variabilidade e avaliar se o processo está estável, com isso é possível ter como resultado se um gráfico está sobre controle estatístico.



Desse modo é possível inferir que devido a variedade e modos distintos das ferramentas de qualidade, essa podem ser aplicadas em diversos setores, assim trazer resultados tanto como pontuais como gerais. Mas é essencial verificar qual resultado quer obter para assim usar a ferramenta que atenda a necessidade.




“As ferramentas da qualidade podem solucionar 95% dos problemas presentes nas organizações”


Ishikawa

Comentários


    ©2021 por EoSolar Nordeste. Orgulhosamente criado com Wix.com

    bottom of page